AS COLAS QUE USAM SÃO TÓXICAS?

Apesar de ser um factor sub-valorizado e negligenciado, damos muita importância às colas que utilizamos. Os nossos bebés merecem a nossa melhor atenção e cuidado, em todos os pormenores.

Sempre que seja possível, a cola que usamos para colar a madeira não é tóxica, não tem solventes e tem um valor muito baixo de COVs.

Lê o artigo A cola pode ser nociva para a saúde teu filho? para saberes mais informação sobre este assunto.

 

 

Back to Index

GOSTARIA DE SER REVENDEDOR DOS VOSSOS PRODUTOS, COMO POSSO FAZER?

É muito fácil, basta preencher o formulário disponível na página Torna-te Revendedor. Entraremos em contacto assim que for possível.

Ficaríamos muito contentes ao saber que os nossos produtos podem chegar a mais bebés e crianças.

 

 

Back to Index

QUE TIPO DE MADEIRAS UTILIZAM?

Cada tipo e espécie de madeira tem características diferentes, e são, por isso, seleccionados especificamente para o produto onde vão ser utilizados. Utilizamos contraplacado de bétula e algumas espécies de madeira maciça, tais como pinho e faia.

A madeira utilizada é toda proveniente de florestação sustentável.

Se quiseres saber mais detalhes, vê o artigo Tipos de Madeira.

 

 

Back to Index

QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE BRINQUEDO E MATERIAL PEDAGÓGICO?

Um brinquedo pode ser confundido com um material pedagógico e vice-versa.

Um brinquedo caracteriza-se por proporcionar uma brincadeira “livre”, em que as poucas regras que existem são muito claras e o bebé/criança pode usar o brinquedo sem a intervenção de um adulto para o corrigir.

Um material pedagógico foi estudado em pormenor para que a criança o possa manipular de forma a educar os seus sentidos específicos, tais como o da percepção:

  • do peso
  • da textura
  • da cor
  • da dimensão
  • do cheiro
  • do som

 

e é aplicado à pedagogia específica de ensino.  Desta forma, exige a presença de um adulto para supervisionar e esclarecer como se usa o material, já que existem regras muito claras e específicas de como se usa, e de como se deve mostrá-lo à criança.

Os exemplos mais conhecidos, da pedagogia de ensino Montessori, são:

  • A Torre Rosa
  • A Escada Castanha

Consulta o artigo Tipos de Brinquedos para informações mais pormenorizadas.

 

 

Back to Index

AS TINTAS, VERNIZES E ÓLEOS QUE UTILIZAM NOS VOSSOS PRODUTOS TÊM CHEIRO?

Não e sim. Este é um mito que convém desmistificar, para que fique o mais claro possível.

Diz-se que o acabamento é nocivo quando tem cheiro. Mas é preciso não confundir o cheiro com a toxicidade. O acabamento pode ter algum cheiro resultante dos produtos naturais utilizados. No entanto, desaparece com a utilização e com o passar do tempo.

Se tiver as certificações recomendadas pela norma europeia EN71-3, é livre de químicos tóxicos.

O óleo que utilizamos apresenta um ligeiro aroma natural, que desaparece com a sua utilização.

As tintas e os vernizes utilizados não têm cheiro.

Se quiseres informação mais detalhada, consulta o artigo O perigo escondido das tintas.

 

 

Back to Index

OS BEBÉS PODEM LEVAR OS VOSSOS PRODUTOS À BOCA?

Sim, mas apenas os produtos que são concebidos e tratados para esse fim. Quando se trata de colocar na boca um produto feito em madeira, temos o máximo cuidado em escolher a madeira mais indicada para esse fim, bem como dar-lhe um acabamento certificado pela norma europeia EN71-3 (e que além disso, seja indicado para levarem à boca).

Consulta os artigos O verniz ou o óleo são bons para o teu bebé morder? e A melhor madeira para os bebés para saberes mais pormenores.

 

 

Back to Index

O QUE É A CERTIFICAÇÃO ESPECIFICADA PELA NORMA EUROPEIA EN71-3?

A EN 71 é a norma europeia responsável pela especificação dos requisitos de segurança para brinquedos. Está dividida em 13 secções, sendo que a que interessa aqui focar é a número 3, que é responsável pela especificação da migração de certos elementos (neste caso, os metais pesados: arsénico, bário, cádmio, crómio, chumbo, etc). Dizem-se “elementos migrados”, porque referem-se aos solutos (substâncias que podem ser dissolvidas) extraídos dos materiais dos brinquedos, após um contacto contínuo com o ácido gástrico. Estes elementos encontram-se nas tintas e vernizes, por exemplo, ou noutras substâncias da mesma natureza.

Vê informações mais detalhadas no artigo Segurança nos Brinquedos – EN71 e COVs.

As tintas, vernizes e óleos usados nos nossos produtos são todos certificados pela EN71-3.

 

 

Back to Index

A VOSSA EMPRESA É UMA EMPRESA FAMILIAR?

Sim! O Papai Tó nasceu da vontade do pai António em querer fazer a diferença no panorama nacional português, no que diz respeito aos materiais pedagógicos de madeira. Espreita aqui como tudo começou!

E lembra-te que ao comprares no comércio local estás a ajudar a alimentar uma família.

 

 

Back to Index

COMO DEVO LIMPAR OS VOSSOS PRODUTOS?

Todos os nossos produtos têm um acabamento suave ao toque, que permite uma limpeza fácil com um pano suave e ligeiramente húmido em água tépida.

 

 

Back to Index

DE QUE FORMA OS VOSSOS PRODUTOS SÃO AMIGOS DO AMBIENTE?

Tentamos respeitar ao máximo o meio-ambiente, protegendo também as nossas crianças. A emissão de gases com efeitos de estufa para a atmosfera está directamente relacionada com o aquecimento global, por isso temos o cuidado de fabricar os nossos produtos com madeira proveniente de florestação sustentável, bem como com acabamentos certificados pela norma europeia de segurança para brinquedos EN71-3.

Smpre que é possível, evitamos o uso de materiais provenientes do petróleo: a borracha e o silicone.

Mais informações nos artigos Sustentabilidade e Segurança nos Brinquedos – EN 71 e COVs.

 

 

Back to Index

OS VOSSOS PRODUTOS SÃO FEITOS EM PORTUGAL?

Sim! Todos os nossos produtos são fabricados em Portugal, com todo o cuidado empregue na qualidade e no rigor, e não faria sentido ser de outra forma.

 

 

Back to Index

OS VOSSOS PRODUTOS TÊM ALGUM CERTIFICADO DE QUALIDADE?

É necessário garantir que os bebés e crianças podem usufruir ao máximo dos nossos produtos, com o máximo de segurança possível. Não basta apenas garantir que a madeira seja suave ao toque. A qualidade dos acabamentos e a sua certificação é um factor primordial e distintivo em relação aos restantes fabricantes de materiais pedagógicos de madeira.

As tintas, verniz e óleo utilizados são certificados pela Norma Europeia de Segurança para Brinquedos, EN71, não contendo, por isso, qualquer toxicidade para o ser humano e para o meio ambiente.

 

 

Back to Index

QUE CRITÉRIOS TÊM NA PROVENIÊNCIA DA MADEIRA UTILIZADA?

A sustentabilidade é uma preocupação nossa, por isso a madeira utilizada é proveniente de florestação sustentável, garantindo a replantação, sempre que necessário (mais informações no artigo Sustentabilidade).

 

 

Back to Index

TENHO UMA QUESTÃO EM RELAÇÃO A UM DOS PRODUTOS

Tentamos sempre colocar a máxima descrição possível em todos os produtos, mas se tiver alguma questão adicional, entre em contacto connosco. Ajudaremos no que for possível.

 

 

Back to Index

ONDE POSSO COMPRAR OS VOSSOS PRODUTOS?

Os nossos produtos podem ser adquiridos na loja online, bem como noutros locais físicos e online (a anunciar brevemente).

 

 

Back to Index