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Regresso ao futuro

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É sempre bom relembrar o nosso passado, quais são as nossas raízes. Qualquer que tenha sido o caminho que percorremos, bom ou mau, mas que nos permitiu chegar onde estamos neste preciso momento. Uma espécie de regresso ao futuro, que nos permite perceber que acções fizemos no passado que possam ter impactado a nossa situação actual.

Não é fruto do acaso, nem coincidência. Não é sorte, nem azar.

É sim, fruto do nosso querer, da nossa vontade de chegar a algum lado.

 

 

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O nosso subconsciente é muito poderoso, no sentido em que o podemos moldar à realidade que desejamos que aconteça. Exige prática, dedicação, empenho, reforço constante dos nossos pensamentos.

Muitos de nós já o fazemos de forma inconsciente, mas fazê-lo de uma forma consciente permite-nos alcançar os patamares que desejamos, e não os que a vida nos impõe, como se fosse um acaso.

Mal sabia eu que, há alguns anos atrás, iria estar nesta posição, a ajudar a espalhar o nome Montessori através da minha arte.

Que iria ser este o meu futuro.

Tudo começou com a minha vontade de querer fazer algo com as minhas mãos, trabalhos manuais.

Sempre gostei de o fazer, mas durante vários anos coloquei essa sensação de lado. São fases da vida que nos fazem optar por caminhos que nem sempre são os desejados.

 

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Mas a vontade de mudar foi maior, e recomecei a ganhar o gosto pelos trabalhos manuais através da arte de trabalhar a madeira. Ao embrenhar-me cada vez mais, fui ganhando um gosto e respeito cada vez maior por esta arte. Sou também um curioso e autodidata por natureza, o que me permite ir sempre à procura de respostas fora do meu círculo habitual de conhecimento. Desta forma, permito-me expandir a minha consciência e sair da minha zona de conforto.

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Na imagem em cima, uma caixa feita em madeira maciça de pinho com tampa e fechadura. Aprendi muito sobre junções das madeiras, como colocar dobradiças e fechos. Na imagem em baixo, uma pequena aprendizagem que tive em talha, ao fazer um floral como trabalho final, em cerejeira.

Só desta forma conseguimos evoluir.

Se existe um problema, existe uma solução. De que vale a pena focarmo-nos no problema, e não na solução? A solução está à nossa volta, mas para que possamos descobrir, é preciso retirar a atenção do problema. É bom termos consciência dele, mas não mais do que isso. Depois é preciso encontrar a solução, porque ela existe.

E só assim adquirimos novos conhecimentos, que muitas vezes não sabemos onde nos levam. E se calhar nem precisamos de saber no imediato, mas iremos perceber melhor, um dia.

 

Nas primeiras vezes que enveredamos por uma nova arte, os primeiros trabalhos são sempre um pouco “toscos”. Por mais que queiramos fazer algo bem logo nas primeiras vezes, é complicado, porque o nosso cérebro e o nosso corpo ainda não estão habituados nem preparados para esses trabalhos. É preciso treiná-los, para desempenharem bem as tarefas a que nos propomos fazer.

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Os meus primeiros trabalhos feitos em madeira maciça de pinho. Na imagem de cima, uma moldura. Na imagem de baixo, um tabuleiro. Existem muitas imperfeições visíveis a olho nu, nesta minha primeira abordagem, que me permitiram crescer muito ao ver onde errei.

 

Os nossos músculos têm memória, e também aprendem a fazer as coisas de uma determinada forma. É muito importante estarmos concentrados e ter consciência do que estamos a fazer, para que possamos educar correctamente o nosso corpo. O que pode ser aprendido a fazer de uma forma correcta, também pode ser aprendido a fazer de uma forma incorrecta.

A memória muscular é muito importante nos trabalhos manuais, e é algo que não pode ser descurado.

 

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Estudos dizem que são precisas cerca de 10.000 horas (!) de trabalho para ficarmos mestres num determinado trabalho, numa determinada arte.

Ainda me falta um longo caminho para percorrer (e não sei se alguma vez irei lá chegar), e muito sinceramente, não é isso que me move. A principal motivação é sentir-me bem a fazer algo que gosto, e que também vai ser útil para as outras pessoas. Fazer algo que deixe a minha mente sã e o meu corpo cansado, um cansaço “bom”. O resto vem por acréscimo.

Os meus primeiros trabalhos foram bastante “toscos”, sem dúvida, e sem qualquer tipo de acabamento. Muito “crús”.

Mas aprendi muito.

Percebi precisamente como não queria fazer, e por que caminho não quereria enveredar. Ao ver os resultados finais, percebi onde tinha que melhorar. O “como” vem com a experiência.

Ajudou-me imenso.

E, nesta área, é muitas vezes necessário fazermos nós próprios um modelo (ou até uma ferramenta) que nos ajude a trabalhar melhor: o chamado gabarito ou bitola. Pode até ser algo feito à medida, usado especialmente só para aquela ocasião específica.

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Na imagem de cima, uma caixa de esquadria, que serve para serrarmos as peças de madeira em determinados ângulos. Na imagem de baixo, uma bitola que serve para prendermos as peças que estamos a trabalhar.

 

Aprendi sobre as várias junções que existem para unir as peças de madeira.

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Na imagem à esquerda, um graminho, que serve para marcar e delimitar a madeira, antes de ser serrada, de forma a proporcionar um corte perfeito. Na imagem à direita, o martelo do Thor! Assim parece, mas foi um maço feito a partir de peças rectangulares, que me permitiu aprender mais sobre como tornear a madeira.

Quando se fala em marcenaria, provavelmente a primeira imagem que nos aparece são peças de madeira unidas com pregos, e que o marceneiro só utiliza pregos.

Nada podia estar mais longe da verdade.

Perceber qual a melhor junção para uma determinada situação e saber unir peças de madeira é quase uma arte. A união terá que ser tão perfeita quanto possível, para que não cause problemas estruturais ao objecto em si. E também para que fique esteticamente agradável de se ver.

Durante o meu percurso fiz vários objectos, e aventurei-me inclusive em fazer cadeiras e mesas, todas em madeira maciça, e feitas à mão.

 

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Cadeira toda feita em pinho maciço com ferramentas manuais, que me permitiu aprender um pouco mais sobre junções e o método de construção de cadeiras.

 

Já referi que aprendi muito neste processo…?

A concepção da cadeira foi muito importante, porque permitiu-me expandir os meus conhecimentos e sair da minha zona de conforto. Foi o meu último projecto na primeira vez que tive um contacto mais directo e dedicado a trabalhar a madeira. Digamos que foi uma espécie de “teste”, para ver quem conseguiria fazê-la num curto espaço de tempo, e com pouco tempo de formação. Consegui terminar, apesar de ficar com muitos erros e imperfeições. Mas aprendi muito.

Sabias que existem pessoas exclusivamente dedicadas a esta arte de fazer cadeiras, que se chamam os cadeireiros?

E compreendo o porquê, porque existem muitos pormenores a ter em atenção.

Numa fase mais posterior, e já com mais alguma experiência nesta área, fiz uma mesa de centro de sala, também em madeira maciça, que é neste momento a que o meu filho usa para os seus “trabalhos”. É a mesa onde ele explora as artes gráficas e desenha quadros lindíssimos, que só ele sabe fazer.

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Mesa feita em pinho maciço, que, ao contrário das peças anteriores, já tem um acabamento com verniz. À medida que fui progredindo e ganhando mais experiência, as peças de madeira começaram a ficar com outra qualidade notória.

Toda feita apenas com ferramentas manuais.

Também aprendi muito com este projecto, e como aplicar um acabamento que permitisse proteger a madeira, bem como realçar os veios desta matéria-prima natural.

 

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Mal sabia eu que este seria o início de um caminho que me iria permitir estar ao serviço dos outros.

Que caminho percorres para ajudar os outros?

Já experimentaste olhar para trás e ver onde te levaram as acções que tomaste?

 

Obrigado pela tua presença.

 

 

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